O que é pressão arterial ?


Pressão exercida pelo coração sobre as artérias, que pode ser medida por dois valores; máximo (pressão sistólica), que diz respeito à pressão que o coração faz para bombear o sangue em direção aos outros órgãos e o mínimo (pressão diastólica) que se refere à acomodação do sangue nos vasos sanguíneos.


Quais são os índices normais da pressão?

Para adultos, a Organização Mundial da Saúde aceita como normal uma pre
ssão máxima de até 140 e uma pressão mínima de até 90 mmHg (14 por 9). Entretanto, tem havido uma tendência à redução desses níveis por conta da dificuldade em demarcar os limites entre os valores normais e as alterações que indicam hipertensão.

Quais são os sintomas?


A maioria das pessoas que tem hipertensão não apresenta sintomas. Quando presente, porém, podem manifestar-se como dor de cabeça, sangramento nasal, tonturas e zumbidos no ouvido. Outros como palpitação, dor no peito, falta de ar, inchaço, alterações visuais, perda de memória e de equilíbrio, palidez, problemas urinários e dores nas pernas de
monstram que os órgãos alvo da doença podem estar comprometidos. Nestes casos, convém procurar um médico imediatamente.


Quais são as causas da Doença?

Na maioria dos casos não há uma causa conhecida para a hipertensão. Mas, eventualmente, vida sedentária, excesso de peso, exigências da vida moderna (excesso
de compromissos, pressão no trabalho, problemas no transito que leva ao estress), elevada ingestão de sal, uso abundante de bebidas estimulantes (café, chá preto, etc.), artérias comprometidas, ingestão de bebidas alcoólicas, tabagismo, baixa ingestão de frutas e hortaliças cruas, uso constante de cereais e massas refinados, doces, refrigerantes, açucares e sobremesas levam a hipertensão.

Qual é o tratamento?

Diminua ou elimine o sal da dieta, pratique exercícios físicos aeróbicos regulares, tir
e férias e aproveite bem os feriados, durma 8 horas por dia (de preferência deitando-se cedo), normalize o peso, abandone o uso do álcool, café e outras bebidas estimulantes, substitua as bebidas estimulantes por chás caseiros, infusão de cereais torrados ou suco de fruta, deixe de fumar, aumente a ingestão de frutas e hortaliças cruas, adote opções de cereais integrais, substitua doces, sobremesas e refrigerantes por frutas e seus sucos. Essas medidas são suficientes para manter a pressão controlada. Em casos mais graves, além de todas essas medidas alguns pacientes necessitam de medicamentos. Mas só o médico pode estabelecer o tipo de hipertensão, avaliar o estado dos órgãos alvo da doença e prescrever o tratamento indicado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...