Alimentos que aumentam a saciedade ajudam a manter o peso

O cérebro processa a saciedade pelo tempo que você passa comendo, não pela quantidade de alimento ingerido. Durante a refeição, o estômago dilata, e os receptores nervosos internos sentem o volume dos alimentos e a pressão que estes exercem sobre a parede deste órgão. Eles enviam sinais para o cérebro causando uma sensação de satisfação. Quando o estômago se contrai e esvazia, voltamos a sentir uma sensação de fome.


Eis aí o grande desafio de quem pretende manter o peso estável, mas costuma comer depressa demais. Para não perder a guerra contra a balança é importante mastigar devagar e não colocar no prato mais do que se pode comer. Hábitos como comer de três em três horas sem pular refeições também contribuem para a manutenção do peso, já que o jejum prolongado faz com que os sinais de fome venham mais rápido, o que nos faz comer mais.

Aliada a todos essas boas práticas nas refeições, a disciplina de manter uma alimentação adequada, com alimentos escolhidos para esse objetivo pode prolongar a sensação de saciedade, favorecendo a fuga dos quilos a mais.

Como se sabe, o principal papel dos alimentos é satisfazer a fome e garantir o fornecimento de energia, nutrientes e outras substâncias importantes para as atividades diárias e uma boa saúde. O grande problema visto em quase todas as dietas é que há uma forte influência das características físicas dos alimentos (sabor, cheiro, textura, etc.) na hora da escolha, em detrimento da informação e o planejamento nutricional.

Fazer esse controle da alimentação é importante porque a obesidade, muitas vezes associada a hábitos desregrados à mesa, é responsável por milhares de mortes todos os anos. E a saciedade tem papel importante no seu combate.

Algumas comidas enchem o estômago por grandes períodos de tempo e dão mais satisfação do que refeições menos satisfatórias. Veja abaixo, os principais alimentos que ajudam a proporcionar maior saciedade:


Pães: principalmente os integrais, são alimentos que naturalmente garantem uma sensação de saciedade.
Arroz e feijão: Essa dupla é imbatível quando o assunto é saciedade.


Massas e cereais integrais: contêm fibras, que dão mais saciedade, além de diminuírem a velocidade de digestão do carboidrato, o que faz com que a fome demore mais para voltar.


Frutas associadas a grãos e iogurtes e sucos de frutas: as frutas e os grãos são excelentes fontes de fibras, minerais e antioxidantes vitais para o bom funcionamento do nosso corpo. As frutas de cor alaranjada, ricas no pigmento betacaroteno, como o mamão, contém vitamina A, que é importante para manutenção da saciedade.


Saladas cruas: as folhas verdes são campeãs de fibras e também contam com outra particularidade quando o assunto é saciedade: elas exigem muita mastigação.


Queijos: eles são fontes de proteínas que atrasam o esvaziamento do estômago. Prefira os queijos brancos ao invés dos queijos amarelos, por terem menos gorduras.


Leites e derivados: as proteínas presentes nos laticínios oferecem maior saciedade, pois a digestão é mais lenta, retardando o esvaziamento do estômago e, consequentemente, a fome.
Fonte: Saúde Plena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...