Multivitamínico, pra que serve?

São complexos vitamínicos-minerais essencias que possuem capacidade de suprir necessidades de micronutrientes que a dieta da maioria das pessoas não é capaz de suprir, sendo assim nosso organismo necessita diariamente de quantidades ideais de vitaminas e minerais para manter o equilibrio e as funções.
Cada vitamina essencial suporta um numero de funções importantes do corpo. Enquanto todas as vitaminas essencias estão disponiveis em varios alimentos, o beneficio de tomar um multivitaminico é que ele pode preencher eventuais lacunas na sua alimentação para manter a boa saude.
  • A vitamina A  ajuda a manter olhos, pele e membranas mucosas umidas e tambem pode ajudar a prevenir danos celulares e de tecidos por neutralizar os radicais livres.
  • A vitamina C ajuda a curar feridas, promover um forte sistema imunologico e ajuda a manter dentes e gengivas saudáveis.
  • A vitamina E é um antioxidantes que neutraliza os danos ás células e ajuda a coagular o sangue adequadamente.
  • A vitamina K é essencial para a coagulação do sangue e também desempenha um papel importante na função renal e crescimento dos ossos e reparação.
  • Vitaminas B do complexo B, que incluem vitamina B1,  vitamina B2, vitamina B3, vitamina B5, vitamina B6, vitamina B9 (acido fólico) e vitamina B12, desempenham um papel importante na produção e manuntenção de novas células, sistema nervoso e funçao cardiovascular e converter protéinas em energia.
Esses multivitamínicos também chamados de polivitamínicos ou poliminerais são suplementos alimentares que reunem vitaminas e minerais essencias numa única cápsula, tablete ou em pó, sendo o último o mais uttilizado devido a facilidade de ingestão. Auxiliam na melhoria da condição física e do bem estar, equilibram a deficiencia de certos nutrientes, ajudam na digestão dos alimentos, fornecem energia para os musculos, melhoram a capacidade  mental , auxiliam na perda de gordura e ajuda na recuperação  pós-treino/atividade física.
Pessoas ativas como os desportistas e praticante de atividade física gastam mais nutrientes rapidamente do que uma pessoa sedentaria , por isso precisam de uma quantidade ainda maior do que uma ingestão diária normalmente recomendada para uma pessoa comum.
O consumo de multivitaminicos pela manhã ou de 15 a 45 minutos antes do treino é execelente para a manuntenção de um bom funcionamento do organismo.

Então começe agora mesmo a tomar multivitaminico, afinal, cuidando do seu corpo, estará cuidando da sua saúde!

Obs: Mulheres grávidas e pessoas com faixas etarias específicas, por terem necessidades nutricionais diferenciadas, devem consultar seu médico/nutricionista antes de consumir qualquer multivitamínico.



Fonte: Meu nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...