Quinua/Quinoa


A quinua (também chamada de quinoa) é uma excelente fonte de carboidrato de baixo índice glicêmico, que leva mais tempo para ser transformado em açúcar no sangue. Isso evita a produção em excesso de insulina, o hormônio responsável pelo estoque de gordurinhas.

Mas é a proteína de alto valor biológico que faz desse grão um alimento especial, ele contém várias propriedades benéficas à nossa saúde. O valor das proteínas encontradas é superior ao de todos os demais cereais.

Cada grão contém 20 aminoácidos diferentes, entre eles a metionina e a lisina, responsáveis pela formação de uma proteína completa e de boa absorção, importante para acelerar o metabolismo e com isso, queimar mais calorias.

É livre da gordura saturada, das carnes que, em excesso prejudica o coração e é riquíssimo em ômega 3, gordura que limpa as artérias.

O alimento também é considerado muito calórico, cada 100 gramas correspondem em média 350 calorias. Por isso, coma de forma controlada, a quinua é isenta de glúten e pode ser recomendada para quem tem intolerância aos alimentos à base de trigo, cevada, centeio e aveia (doença celíaca).

Há uma grande diversidade de tipos de quinua, mas a mais conhecida é a chamada quinua real, tem grãos maiores e só cresce na Bolívia (até o momento). Há quem diga que a quinua real é considerada melhor.

A quinua em grão deve ser colocada em uma panela com água fervente e sal, deixar por quinze minutos. Proporção de duas xícaras de água para uma de quinua. Os grãos triplicarão de volume. Em seguida, peneirar e conservar em geladeira por até três dias. A quinua dessa maneira pode ser utilizada em cozidos, sopas, saladas, tortas, refogados ou como utilizaria grãos de trigo, fazendo quibe, por exemplo.

A quinua em flocos é usada como os flocos de aveia, em salada de frutas, vitaminas, iogurtes e até polvilhado em sopas.

A quinua em farinha substitui a farinha de soja e pode ser usada na base de pão, macarrão, adicionadas à salada ou ao suco.

Propriedades da Quinua

* Fonte de aminoácidos. Possui todos os aminoácidos necessários ao nosso organismo, inclusive aqueles que o organismo não fabrica naturalmente.
* Fonte de proteínas de alta qualidade.
* Contém vitaminas A, B1, B2, B3, B6, C e E.
* Possui minerais como ferro, fósforo, cálcio, magnésio, potássio, zinco e manganês.
* Alto valor energético, pouca gordura e grande quantidade de fibras.
* Rica em ômega 3 e 6.
* Possui fitoestrógenos, substâncias naturais que imitam a ação de certos hormônios, ajudando a amenizar os sintomas da TPM e da menopausa.

Fonte: saúde e Beleza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...