Decifrando IMC


O que é o IMC?
O IMC é o Índice de Massa Corporal. Através de uma simples continha, chegamos a um resultado aproximado da massa corpórea de uma pessoa.
O cálculo é o seguinte:



IMC = ______Peso_____
               Altura x Altura


Para entender  o resultado, você pega o valor que obteve na sua conta, e localiza-o nos parâmetros abaixo:

Abaixo de 18,5 = Subnutrição/Baixo peso
Entre 18,6 e 24,9 = Peso saudável/normal
Entre 25 e 29,9 = Sobrepeso
Entre 30 e 34,9 = Obesidade I
Entre 35 e 39,9 = Obesidade II
Acima de 40 = Obesidade III/mórbida

É importante lembrar que estes valores e o cálculo do IMC são apenas parâmetros para o atendimento, não se trata de um resultado exato e 100% confiável, pois ele não nos fornece informações sobre a composição corporal e a distribuição da gordura corporal do individuo.

Estudos foram mostrados que mais de 30% das pessoas que são classificadas como normal/peso saudável ou eutrofico pelo IMC, apresentam excesso de gordura corporal.

Um outro problema na aplicação do IMC é o uso em atletas ou praticantes de atividade física. Uma pessoa que tem grande quantidade de massa muscular pode ser classificada como obesa, apenas utilizando os critérios de IMC, pois ele não distingue músculos de gordura.

É por isso que uma avaliação antropométrica completa com o profissional nutricionista é tão importante, utilizamos outros parâmetros como dobras cutâneas e circunferências para quantificar a quantidade de gordura corporal existente em cada um.

Procure um Nutricionista mais próximo, para uma avaliação completa!!!


Fonte: REZENDE, F. et. al. Revisão crítica dos métodos disponíveis para avaliar a composição corporal em grandes estudos populacionais e clínicos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...