Importância da Hidratação


A Hidratação adequada é fundamental para o bom funcionamento do organismo. Um corpo bem hidratado não somente funciona melhor como também melhora aparência.

As Funções da água no nosso corpo são principalmente:
  • Favorecimento das funções orgânicas;
  • Manuntenção metabólica;
  • Tônus da pele e dos músculos;



A ingestão adequada de água favorece a absorção dos nutrientes necessários ao equilibrio da pele e garante a sua hidratação.

Em estética a água é fundamental. A água trabalha junto com as fibras estimulando o trânsito intestinal e eliminando as toxinas do organismo impedindo que seu acúmulo seja refletido na pele.

Quando a água deixa a pele, ela se desidrata, fica áspera e se torna vulnerável ao processo do envelhecimento. Daí a importância de mantê-la sempre hidratada. Só que a pele não absorve água num simples banho, daí a importância da ingestão de água. Assim, a hidratação deve ser de dentro para fora.

A quantidade mínima de água a ser ingerida por dia é de 1ml por caloria ou 35 ml/kg/dia. Esta necessidade pode variar com o clima, temperatura do ambiente, estado fisiológico, doenças, temperatura corporal.

DEVEM SER ABANDONADAS CERTAS RECOMENDAÇÕES COMO INGERIR 2 LITROS DE ÁGUA POR DIA.

Para atingir a necessidade diária de líquidos, a hidratação tem que ser preferencialmente com água. A hidratação feita com água é mais rápida e não veicula calorias, uma vez que se torna importante também considerar este fator.

Além da água, podem ser usadas outras bebidas como: Sucos, água de coco, alguns chás sem cafeína (chás de frutas), águas aromatizadas sem gás.

É importante ressaltar que em atividades físicas aeróbicas de baixa intensidade, a hidratação embora dependente do clima, pode ser feita com água até 50 minutos após o início da atividade; após este tempo as bebidas que contém carboidratos e eletrólitos são mais indicadas. Para estes casos, a recomendação não é de 1 ml por caloria, ou seja, durante a atividade utiliza-se de 150 a 250 ml de água a cada 15 ou 20 minutos de prática.

Como foi dito em algumas situações, além da atividade física, exigem uma maior necessidade de água, como:
  • Constipação Intestinal- mais 40%;
  • Procedimentos estéticos capazes de favorecer a diurese - como a drenagem linfática;
  • Infecções;
  • Gestação;
  • Lactação;
  • Alterações climáticas e de temperatura ambiental.
Quando o corpo não está adequadamente hidratado, alguns sinais indicam o estado de desidratação; Nervosismo, falta de concentração, dor de cabeça, fadiga são alguns destes exemplos.

Também se percebe que peles pouco hidratadas apresentam aspecto envelhecido, o que evidencia a relação entre envelhecimento e hidratação.

Fonte: dietpro, Nutrício

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...