Não siga dietas da moda que prometem resultados rápidos


As Livrarias estão cheias de livros sobre dietas da moda que prometem um emagrecimento incrível em um tempo mínimo. Todas parecem muito boas para serem reais. E provavelmente não são mesmo. Exemplos aquelas que são pobres em carboidratos e ricas em gorduras e em proteínas. Elas garantem que é possível perder peso com uma ingestão calórica que inclua até 60% de gordura. Além disso, não proíbem nenhum tipo de gordura, que pode ser saturada, insaturada ou provenientes de alimentos com alto teor de colesterol. Por outro lado, limitam o consumo de frutas, hortaliças, cereais, feijões e grãos integrais nutritivos, que são essências à saúde.

Embora esses regimes de restrição de carboidratos possam promover o emagrecimento rápido, a recuperação do peso ocorre bem depressa também. Isso é causado pela decomposição nada saudável de gordura e proteína para obtenção de combustível e reposição das reservas de carboidratos. Assim que o organismo percebe que há depleção de carboidratos e apresenta sintomas da fadiga, mal-estar e câimbras, o mecanismo cerebral que controla o apetite recebe sinais de estresse de todas as células que estão carentes de carboidratos. Desse modo, o cérebro não tem outra opção a não ser estimular uma enorme vontade de comer esses alimentos para atender a necessidade de todas as células do corpo.

O que ocorre em seguida é a recuperação do peso até que a carência de carboidratos refinados seja suprida e a pessoa volte à sua antiga e nada saudável dieta rica em gorduras e pobre em carboidratos. 90% dos adeptos desses regimes perigosos, pobres em carboidratos e ricos em gordura e proteína acabam engordando de novo. Na maior parte dos casos, eles readquiriram quase todo o peso original, e alguns até mais do que isso.

Para que o emagrecimento ocorra de forma saudável, a dieta não pode restringir nenhum tipo de alimento. Um bom programa alimentar deve consistir em cerca de 60% de carboidratos complexos, 25% de proteína e 15 % de gordura. Lembre-se de cada grama de proteína e carboidrato contém 4 calorias, enquanto cada grama de gordura tem nove calorias. A dieta da moda talvez pareça ser ótima idéia ao prometer resultados maravilhosos a uma velocidade incrível, mais isso apenas não prejudica a nutrição mais também esforços para manter a saúde ao longo dos anos.

Postado pela Nutricionista Frances Emanuelle

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...