Dicas para aumentar seu metabolismo e facilitar a perda de peso


O Metabolismo energético, ou taxa metabólica, reflete a quantidade de calorias que um corpo necessita para manter suas atividades diárias. O Metabolismo de reposo representa aproximadamente 70% do nosso metabolismo total (10% vem da digestão dos alimentos e em percentual variavel vem da atividade fisica). Ele pode ser medido de forma pratica e indolor pelo exame de "calorimetria Indireta". Ao comparar o resultado deste exame com o metabolismo de repouso que seria esperado para aquela idade, peso e altura podemos afirmar se o metabolismo do paciente é normal, abaixo do normal ou acima do normal.



Alimentos: Alguns alimentos e suplementos alimentares ex. cafeína, chá verde, pimenta-vermelha, mostarda, guaraná em pó, kiwi, etc, possuem propriedades termogênicas. O aumento da taxa metabólica ocorre em um percentual pequeno, mas pode contribuir para o resltado final quando somado a outros recursos. Até a água gelada possui ação termogênica pois o organismo gasta calorias para aquecê-la. Como alguns alimentos podem ter efeito estimulantes, devem ser usados sob orientação a fim de se evitar efeitos colaterais. Deve se ficar atento porque há no mercado muitos suplementos ditos termogênicos sem eficácia comprovada para o emagrecimento.


Composição Nutricional da Dieta: As proteínas gastam mais calorias para ser digeridas que os carboidratos. Desta forma, uma dieta com redução de carboidrato, sobretudo aqueles de absorção rápida (ex: açúcar, pão branco, batata, farinha...), e aumento de protéinas podem aumentar o metabolismo alimentar. EStas modificações, quando indicadas, devem ser feitas após avaliação clínica e laboratorial.


Intervalos das refeiçoes: Comer em intervalos menores eleva o metabolismo alimentar. Por outro lado, longos intervalos de jejum, além de diminuir a termogênese, podem acionar mecanismos hormonais de sobrevivência que estimulam o estoque de gorduras.


Atividade Física: A massa muscular é o principal fator determinante do metabolismo basal, por isso os homens têm a taxa metabólica maior que as mulheres. Assim, exercícios não so aumentam o metabolismo basal pelo aumento da massa muscular como também elevam o percentual do metabolismo relacionado à atividade física. Para esta finalidade, o ideal é associar exercícios aeróbicos e musculação, se possível com supervisão de um profissional.


Efeito sanfona: Ciclos frequentes de engorda-emagrece-engorda acarretam, dentre outros problemas, diminuição da massa muscular e do metabolismo basal. Emagrecimentos muito rápidos, sem acompanhamento profissional, sedentarismo, dietas drásticas, medicamentos sem prescrição ou interrupção abrupta ou precoce de tratamento estão entre as principais causas deste problema.


Sono: Poucas horas de sono ou sono irregular podem diminuir a produção de hormônio de crescimento que é importante para a manuntenção da massa muscular e aumento da oxidação das gorduras, sobretuto da região abdominal.


Hormônio: Disfunções das glândulas tireóide ou supra-renal afetam diretamente o metabolismo basal. Se houver suspeita clínica destas doenças, exames devem ser solicitados para avaliar se há necessidade de tratamento.

Fonte: http://www.mundomaisorganico.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...