Vitamina A para controlar a Gula


Os últimos estudos envolvendo Vitamina A têm tudo para mudar completamente o conceito de quem acha que, no máximo, ela é boa para a saúde dos olhos. É que a vitamina A acaba de ser apontada como a mais nova aliada contra a obesidade.

Estudos recentes realizados pela Universidade Federal do Rio de Janeiro apontam a relação deste nutriente com a leptina, o chamado hormônio da saciedade.


"A vitamina A pode ser encontrada em vegetais e frutas de tons alaranjados, como o mamão, laranja, abóbora e cenoura". Segundo as pesquisas, a falta da vitamina A diminui a produção de leptina, causando ataques de gula.

Por outro lado, quando os níveis de vitamina A estão abaixo da necessidade do organismo, as células de gordura (adipócitos) se multiplicam com maior facilidade.

E o que é pior: elas não só aumentam de quantidade, mas também de tamanho, provocando aumento de gordura localizada no corpo.

Além de ajudar a controlar o peso, a vitamina A protege o esqueleto, os pulmões e o coração, sem falar dos olhos, claro, e do sistema imunológico.

As polpas ainda são uma boa idéia para sentir o gosto da sua fruta preferida quando ela estiver fora de época, dá até para fazer em casa os seus próprios congelados. Basta liquidificar as frutas com um pouco de água (o suficiente para formar uma pasta), sem adoçar. Armazene em pequenas embalagens e use a criatividade para dar mais sabor aos cardápios do seu dia (veja sugestões abaixo). O ideal é consumir de três a cinco porções diárias de frutas e hortaliças !

Tão nutritivas quanto as frutas: As polpas preservam praticamente, todos os nutrientes das frutas naturais. A principal perda é das fibras contidas nas cascas. Algumas vitaminas também são perdidads, mas a maioria delas são preservadas.

Estão livres de conservantes: O congelamento dispensa os aditivos químicos que são necessários aos concentrados de garrafa, por exemplo.

São mais práticas: Nem sempre dá tempo de descascar e bater uma fruta, fazendo um suco. Mas abrir um saquinho de polpa e bater com um copo de água leva menos do que cinco minutos e garante muitas vitaminas para seu o organismo.

São contra o desperdício: Jogar comida fora é muito comum na rotina de quem passa muito tempo fora de casa ou mora sozinho. As polpas congeladas garantem que você tenha as frutas presentes na sua dieta, sem desperdício.

Sucos rápidos são uma delícia: Fazer suco é apenas a utilidade mais óbvia das polpas. Elas podem servir como ingrediente para muitas receitas, como essa descrita abaixo:

100gramas de polpa de fruta;
200ml de água (temperatura ambiente);
01 colher (sopa) de açucar ou mel;

*Bata tudo no liquidificador por 30 segundos e sirva em seguida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...